DIVERSIDADE

quinta-feira, junho 27, 2019



Vivemos em um mundo onde a diversidade está em alta, as pessoas são diferentes em muitos aspectos, seja ele por etnias, crença, entre outros aspectos. Conviver com essas diferenças tem sido um grande desafio em nosso meio.

As diferenças entre os seres humanos têm causado grandes conflitos, as reuniões familiares e de amigos que antes traziam alegria, gozo, prazer, hoje trazem grandes conflitos, muitas vezes trazendo brigas sérias e até mesmo, mortes.

Estamos cercados de religiões, as pessoas se apegam a algo para crer, sabemos que isso é necessário, precisamos crer em algo, só não podemos deixar o fanatismo religioso tomar conta de nossas vidas. Vemos muitos por aí matando por motivos banais, simplesmente por causa de diferenças religiosas, precisamos amadurecer a ideia de que precisamos aceitar as crenças, seja ela qual for, mesmo não concordando com aquela “doutrina”, “costume”, precisamos respeitar o próximo.

“A liberdade religiosa é um direito humano fundamental, sendo parte do direito à liberdade de expressão, consciência e opinião. A liberdade religiosa não dá direito de se sobrepor sobre as demais religiões como se a própria escolha individual fosse a única verdade possível e que a escolha das demais pessoas fosse menos importante ou não passível de ser respeitada. A partir do princípio do livre arbítrio, pressupõe – se que não se discrimine ou desconsidere as pessoas pela sua escolha religiosa e que garanta o respeito pela liberdade religiosa, inclusive a liberdade de não aderir a crença alguma ou mesmo de professar o ateísmo ou agnosticismo”.
Silene Mattos

Nos dias atuais fala-se muito de aceitar as diferenças, mais isso não tem acontecido, quanto mais se fala em aceitar a diversidade, mais vemos que estamos longe de ver isso em nosso meio, além da diversidade religiosa, o que tem trazido desavenças, vemos também conflitos por  causa de time de futebol, vemos bons “ amigos”, familiares brigando por causa do time que perdeu ou ganhou, muitas vezes "amizades" chegam ao fim por causa de piadas maldosas.

Outro ponto que temos visto conflitos tem sido a diversidade dos gêneros, assunto este muito polêmico, onde muitos levam numa boa, outros nem tanto. Muitos fazem piadas de mau gosto, piadas esta que ofendem e que fazem com que o outro (o alvo das piadas) se sintam mal, até mesmo chegando à depressão ou o suicídio. Cada dia que se passa vemos notícias terríveis, consequência da intolerância.

“Não é preciso ser gay, lésbica ou bi para ser contra a homofobia. Basta ter um cérebro e uma boa dose de bom senso”.
Christie Wingler

Por que não falarmos também da diversidade étnica racial? Estamos no século XXI e ainda vemos as pessoas maltratarem o próximo por causa da cor da pele e nos esquecemos que todos somos humanos, temos sentimentos, sonhos, alegrias e tristezas, temos o mesmo valor. A cor da pele não define caráter, e sim a criação que recebemos, ela sim nos define na maioria dos casos.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.
Nelson Mandela

Enfim, a diversidade existe em diversos aspectos, o que precisamos é aprender a respeitar, podemos não concordar com a posição do outro, mais o respeito deve reinar. Esta diversidades traz muitos conflitos e fazem com que as pessoas fiquem reclusas em um ambiente onde fique cercada por pessoas que agem da mesma forma. Sem essa convivência com a diversidade, fica difícil a adaptação ao "diferente". Sou negra, cristã protestante, hétero e convivo com diferentes tipos de pessoas que não concordo com o modo de vida delas, porém as respeito. Afinal, quem quer respeito, tem que respeitar!



Gostou? Não se esqueça de conferir também os textos dos outros participantes:
Essa blogagem coletiva foi organizada por meio da BlogaWeb - A rede social dos blogueiros e blogueiras.

You Might Also Like

6 Comments

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Ponto principal é: Temos de respeitar essa variedade <3
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza devemos respeitar.
      Somos diferentes em diversos aspectos, mais precisar amaro próximo!

      Excluir
  2. Adorei o seu texto, bem maduro e reflexivo. Concordo com tudo!

    Acredito que enquanto houver humanidade, haverá conflitos nesse sentido. Precisamos sempre procurar combatê-los e gerar reflexões positivas.

    Viva a diversidade! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os conflitos sempre existirão mais um dia,com a graça de Deus, as coisas vão melhorar!

      Excluir
  3. Olá, gostei muito deste ponto de vista que abordaste, existe e sempre irá existir conflitos até que a humanidade tir um momento para ver que está a perder tempo a criar conflitos com coisas "idiotas"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade viu!
      Com fé em Deus, um dia a humanidade perceberá que perdeu tempo com futilidades!

      Excluir